Notícias

Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos MPs realiza reunião extraordinária em Goiânia

Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos MPs realiza reunião extraordinária em Goiânia

Aconteceu em Goiânia, na tarde desta quarta-feira (4/9), reunião extraordinária do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG). Ao abrir os trabalhos, o presidente do colegiado, Paulo Cezar dos Passos, procurador-geral de Justiça do de Mato Grosso do Sul (MPMS), agradeceu o procurador-geral de Justiça de Goiás, Aylton Flávio Vechi, pela boa acolhida ao evento e a todos seus membros. Ele destacou ainda o importante apoio da Superintendência de Informática e do Cerimonial do MP-GO para a realização do encontro. Aylton Vechi destacou que é uma honra para o MP goiano receber mais uma vez uma reunião do conselho, o qual ele definiu como um colegiado que busca o aprimoramento e fortalecimento do Ministério Público brasileiro.

Em seguida, o corregedor-nacional do Ministério Público, Orlando Rochadel, cujo mandato à frente do órgão fiscalizatório está terminando, apresentou uma prestação de contas. Ele ponderou que é possível notar uma crescente interlocução entre os procuradores-gerais e a Corregedoria Nacional, observando que o órgão, neste período, “não deixou de aplicar sanções a seus membros, dentro do devido processo legal”. Segundo informou, foram aplicadas 70 sanções disciplinares a membros do MP em todo País, ao longo dos últimos dois anos. Neste período, foram feitas 23 correições nos Estados, com a visita a 2.281 unidades.

O conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e membro do MP goiano, Lauro Nogueira, igualmente observou o aprimoramento da interação entre os membros do MP brasileiro e o conselho nacional. Ele acrescentou que, atualmente, o CNMP, além de exercer suas atribuições ordinárias como ordenamento e fiscalização, também tem atuado e está atento à defesa do MP brasileiro. O conselheiro do CNMP Fábio Sticca também esteve presente na reunião.

O presidente da Associação Goiana do Ministério Público de Goiás (Agmp), José Carlos Nery, recebeu um agradecimento formal do presidente do CNPG pela organização do Congresso Nacional do Ministério Público.