O presidente da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP), Benedito Torres Neto, participou na manhã desta quarta-feira (21) da cerimônia de abertura dos trabalhos da correição extraordinária da Corregedoria Nacional do Ministério Público (CNMP) em Goiás.
As inspeções serão realizadas até sexta-feira (23) nas unidades do Ministério Público de Goiás (MPGO) com atribuição criminal, na execução penal e no controle externo da atividade policial nos municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis.
A cerimônia de abertura da correição foi realizada no auditório do edifício-sede, em Goiânia, tendo contado com a participação do corregedor nacional do MP, Oswaldo D Albuquerque, além dos conselheiros Rinaldo Reis Lima, Otavio Luiz Rodrigues Jr. e Antônio Edílio Magalhães Teixeira. Ainda, o secretário-geral do CNMP, Carlos Vinícius Alves Ribeiro.
Participaram da mesa diretiva dos trabalhos, o procurador-geral de Justiça de Goiás, Aylton Vechi, o corregedor-geral do MP goiano, Paulo Sérgio Prata Rezende, e o ouvidor José Carlos Mendonça dos Subprocuradores Laura Maria Ferreira Bueno, Cyro Terra Peres e Marcelo André de Azevedo.
Representando a AGMP também estava presente na solenidade a Diretora Institucional Alice Freire.
O principal objetivo da visita do CNMP é inspecionar a atuação do MP goiano em relação aos crimes violentos que resultam em morte. Conforme os dados do Anuário Brasileiro da Segurança Pública, Goiás é o 15° estado entre os mais violentos do país. Dados como o de feminicídio estão em crescimento e 30% dos crimes ocorreram com letalidade policial.